Tekken (Saga) parte #1


Tekken é um jogo de luta, o primeiro de uma série que tem esse mesmo nome. Foi lançado em 1994 para os arcades e em 1995 para o console Playstation. É um jogo criado e publicado pela Namco.

Heihachi Mishima, o poderoso e cruel dono da multinacional Yakuza, anunciou o King of Iron Fist Tournament (Torneio do Rei dos Punhos de Ferro), uma competição de luta com um prêmio de dinheiro de um bilhão de dólares. Há oito competidores e um deles é um campeão mundial invicto que quer se vingar de Heihachi. O nome deste homem é Kazuya Mishima, o filho de Heihachi. Quando Kazuya tinha cinco anos, Heihachi o jogou de um precipício para ver se ele realmente era o filho dele (isto seria determinado pela habilidade de Kazuya de sobreviver à queda e à escalada do precipício). Kazuya sobreviveu a queda, mas acabou deixando uma ferida profunda e sangrenta no tórax que o estava matando lentamente. A entidade Devil apareceu e lhe ofereceu a oportunidade de cura e vingança contra Heihachi a troco da alma de Kazuya, que, cheio de raiva e ódio, aceitou, claro.

O Torneio de Rei dos Punhos de Ferro acontece vinte e um anos depois deste fato. Agora Kazuya é um campeão invicto (o único empate que teve foi contra Paul Phoenix, outro personagem do jogo que deseja ganhar o torneio e também derrotar Kazuya). Kazuya entra no torneio e consegue chegar no round final, onde Heihachi o espera. Eles lutam sobre o mesmo precipício do qual Heihachi jogou Kazuya. O embate violento e sangrento dura horas, até que Kazuya, com o poder e força dados por Devil, derrota Heihachi. Kazuya apanha o corpo do pai e o joga no precipício. Com um sorriso de triunfo, Kazuya é agora o novo dono da Mishima Zaibatsu. Quando aparece Jin (um dos personagens que eu mais apelo, depois do Eddie é claro hsuahs) filho de Kazuya e o derrota posteriormente.
 
Tekken foi um dos primeiros jogos de luta em 3D, que acompanhou muitos dos conceitos encontrados em Virtua Fighter (que também era top demais), da Sega, um dos primeiros games de luta neste formato. Como muitos jogos nesse estilo, o jogador escolhe um personagem do grupo e trava um combate "mano a mano" com o oponente, podendo ser jogado contra o computador ou outro oponente.

O conceito de Tekken difere de outros jogos de luta, não apenas pelo fato de ser em 3D, mas por diversos detalhes:

Jogos de luta tradicionais são normalmente jogados com botões que correspondem à força do ataque, como um soco forte ou um chute fraco. Tekken, entretanto, dedica um botão pra cada membro do lutador, criando ataques especiais sem repetições de golpe ou "magias". O jogador pode ver a animação na tela e descobrir o comando apropriado (se o personagem chuta baixo com a perna direita, o movimento costuma ser executado apertando pra baixo e chute da perna direita, ou uma variação similar). Jogos como Street Fighter envolvem usar comandos o mais rapidamente e precisamente possível, enquanto Tekken diminui a ação, destacando ritmo e estratégia.

Como de praxe, existem dois rounds. Porém, os jogadores tem a opção de um para cinco rounds, assim como o tempo limite pra cada round. Se o vencedor continuar com toda a barra de vida antes de acabar o tempo, o narrador irá dizer: "Perfect!". Se o vencedor estiver quase morto, o narrador dirá: "Great!". Ocasionalmente, os dois personagens cairão simultaneamente, e o narrador dirá: "Double K.O.". Se o tempo do round acabar, o personagem com mais vida será o vencedor. Caso os dois estejam iguais, será um empate. Na maioria dos casos, o narrador dirá apenas "K.O." quando o personagem for triunfante.

No jogo, o nome do local onde a luta acontece é mostrado no canto inferior direito da tela. Todas fases são locais reais e incluem Angkor Wat, Szechwan, Monument Valley, Chicago, Kyoto, Fiji, Windermere, Venezia, Acrópole de Atenas, Ilha do Rei George, e Chiba Marine Stadium. Nos jogos seguintes da série os nomes dos locais forem removidos e foram incluídos locais fictícios.
A versão para Playstation permitiu ao jogador desbloquear os sub-chefes quando o jogo é vencido.

curiosidades bem legais do primeiro game, na parte de trás da versão americana da caixa, na segunda foto, um personagem que se parece com Law chamado Dragon é mostrado lutando com Jack na fase de Chicago. Dragon poderia ter sido outro nome pra Law, mas isso não foi provado. Houve até um boato de que inserindo o CD ao contrário no PlayStation, abriria o tal personagem.(eu tentei e quase ferrei minha lente hsuahs) E é lógico que isso não funciona.

Na versão para Playstation, há um jogo na abertura, Galaga, que permanece na tela apenas até o jogo carregar. Para continuar jogando, aperte o botão SELECT sempre que a tela mostrar a mensagem Number of Hits. Se você marcar 40 ships no primeiro round, o game automaticamente irá para a próxima fase. Para fogo rápido, use o botão triângulo. Para partida de dois jogadores, segure simultaneamente direcional para cima + L1 + triângulo + X no segundo controle enquanto o jogo está carregando.

Para jogar com Devil é preciso vencer os oito níveis do Galaga. Cada estágio pode ser reiniciado com o botão SELECT no máximo uma vez. O estágio final não pode ser reiniciado.

Para jogar com Heihachi, derrote todos os personagens antes dele (e também o próprio) sem usar continues.
Nenhum dos sub-chefes nem Heihachi tem seu próprio final neste jogo.(o que era triste e te fazia pensar what???)
Anna Williams é o único sub-chefe que aparece em um dos finais.
Uns dos golpes mais conhecidos é o Dragon Uppercut e Rising Uppercut que é possivel de tirar quase toda a energia do oponente.
Marshall Law pode ser visto no final de Yoshimitsu.
Este jogo tem 18 personagens (contando Devil Kazuya).
Com exceção de Wang, Lee, Heihachi, Armor King, Prototype Jack, Jack, Devil Kazuya, Kazuya e King todos os outros personagens quando conseguem a vitória o locutor diz You Win.
No modo arcade de Heihachi, ele sempre enfrentará respectivamente Kunimitsu, Kuma, Wang, Ganryu, Lee, Prototype Jack, Armor King, Anna e Devil Kazuya.

Geeks todos acredito eu que conhecem o velho e amado Tekken, essa é a primeira postagem da série trarei as outras historias dos outro games da franquia, cara o game foi febre na época em que eu o joguei, manooo do céu que gráficos que jogabilidade (nem sabia q essa palavra existia ahusahs), o modo de luta deixou de ser travado perto do Virtua Fighter e era em 3d mano cheio de combos e manhas, massa de mais geeks, aa e a versão do Yoshimitsu que eu mais gostava era essa do primeiro game mesmo acho que condiz mais com o personagem, muita coisa se manteve nos outros games e eu trarei aqui pra vocês.

Então é isso geeks, eu dou 10/10 pra esse game, pois foi top e a nostalgia é eterna e me divertiu e diverte até hoje. Não deixem de comentar visitar meu canal no youtube, deixem suas opiniões e criticas, vlw flw e até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitão Caverna

Prince of Persia (2008): Ghosts of the Past

Tekken (Saga) Parte #3