Sentinela (Robert Reynolds)



Quando o Vácuo me deixou, dois anjos vieram. Puxaram-me da luz, para retornar a esse quarto caótico com esse sabor fétido. Mas gloriosamente livre de toda minha tristeza e fracasso, eu estou renascido -- EU SOU VIDA EM MORTE! 
-- Sentinela 

O Sentinela foi introduzido pela primeira vez na minissérie Sentry publicado no selo Marvel Knights em 2000, escrita por Paul Jenkins com arte de Jae Lee Para promover o personagem, foi dito que se tratava de uma criação perdida de Stan Lee e Artie Rosen. A minissérie teve cinco edições[1] e, em seguida, foi publicado em uma série de one-shots de flashbacks onde se unia ao Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, o Anjo dos X-Men, e Hulk. Estes one-shots levaram a Sentry vs. the Void, um one-shot adicional que encerrou a história da minissérie e one-shots. Em 2005, o escritor Brian Michael Bendis reutilizar o Sentinela, fazendo dele um membro dos Novos Vingadores. O Sentinela desempenhou um papel menor no primeiro arco, Breakout (edições #1-6), e foi o foco do segundo arco, The Sentry (edições #7-10): o próprio Jenkins foi mostrado como um personagem. Também em 2005, o Sentinela recebeu outra minissérie, escrita por Paul Jenkins e desenhadas por John Romita, Jr., que teve oito edições.[2] O Sentinela apareceu em Mighty Avengers como um membro dessa equipe, e mais tarde em Dark Avengers em uma papel semelhante e, como protagonista da minissérie The Age of the Sentry. Ele apareceu como um personagem regular na série Dark Avengers da edição # 1 (março de 2009) até ao momento da sua morte na série Siege.[3]

Origens

#1 Robert era um garoto franzino, vítima de "bullying", que foi direcionado para ser ajudante de um cientista. Um dia, descobriu que seu instrutor estava fazendo testes com um super-soro, o mesmo que havia dado poderes ao Capitão América. Só que a fórmula deste elixir era mais poderosa, pois alteraria seu organismo em nível molecular. Ele, na esperança de ficar mais forte, tomou-a e sentiu se transformar. Foi aí que percebeu que havia ganhado poderes equivalentes a "um milhão de sóis explodindo". Seu primeiro ato antes de fazer um uniforme para si e estrear como o Sentinela foi dar uma surra no valentão que o atormentava no colégio. Porém, seus traumas fizeram originar-se o seu maior inimigo: Vácuo, o seu lado sombrio, que, originariamente, alimentava-se dos medos profundos de seus inimigos. Numa aparição, o Vácuo disse que quem era Robert Reynolds era ele, e não o Sentinela (identidade heróica assumida por Robert): disse que Bob sempre quis ser um "garoto mau", pois gostava disso, e que o Sentinela não passava do lado bom que se materializou.

#2 Em 1947, o Departamento K do Canadá e os remanescente da Operação: Renascimento juntaram seus recursos para formar o Projeto: Sentinela, uma tentativa de não só tentar recriar o Soro do Super Soldado mas, na arrogância do pós-guerra, ampliar seus efeitos mais de mil vezes. Infelizmente, dentro de poucos anos ele acabou sendo dividido em centenas de sub-projetos isolados; com o trabalho dos laboratório terceirizado para empresas privadas, a administração geral era praticamente nula. Precisamente aonde todos os seus recursos acabaram ao longo das décadas, o que eles poderiam ter começado, e onde eles acabaram parando, é atualmente desconhecido.

Após dez anos, Robert Reynolds, um viciado em metanfetamina, invadiu um laboratório do Professor Cornelius. Foi lá que ele descobriu um soro brilhante. Consumindo o composto, Robert Reynolds ganhou o poder de um milhão de sóis explodindo. Esse ati matou seu parceiro e os guardas do laboratório. Ele então pediu ao Professor que fizesse mais para ele.

O Projeto: Sentinela, horrorizados com o que sua irresponsabilidade havia feito, convenceram Reynolds a deixá-los testar seus poderes em suas instalações, mas eles não podiam contê-lo por muito tempo, nem inibir seu desejo de usar seus poderes para o bem maior, e o Sentinela então estreou diante de um mundo que quase havia esquecido bondosos super-humanos. Após derrotar o valentão da escola que havia o atormentado, Reynolds costurou um traje e fez sua estréia como o heroico Sentinela.

O Vácuo
A chegada do Vácuo, um monstro sombrio que explorava as fraquezas de seus inimigos, acabou com a vida encantadora do Sentinela. O Vácuo quase matou o Batedor, levou o Hulk a um ataque de fúria e matou mais de um milhão de pessoas em Manhattan. Descobrindo que o Vácuo era o aspecto sombrio de seus próprios poderes, o Sentinela se uniu a Reed Richards e ao Dr. Estranho para criar um sistema que faria toda a população da Terra, - incluindo Richards, Strange e o próprio Sentinela - esquecerem de sua existência. Com o Sentinela inativo e esquecido, o Vácuo desapareceu.

Na realidade, o Vácuo era a própria personalidade reprimida de Reynolds, fortalecida pelos próprios poderes do Sentinela. O General capturou Reynolds e o levou para o ilusionista mutante Mestre Mental, o qual implantou um "vírus mental" na mente do Sentinela. O Vírus criou ilusões que se o Sentinela usasse seus poderes, um demônio iria aparecer, planejando destruir o mundo.
Como um pedido subconsciente por ajuda, Reynolds implantou suas memórias na mente do escritor de quadrinhos Paul Jenkins, o qual escreveu as memórias reprimidas do Sentinela em uma série de quadrinhos.

Anos mais tarde, as memórias de Robert retornaram e, junto com elas, o Vácuo, o qual assolou toda a Europa, matando vários membros dos Super Heróis da Europa (SHT). O Sentinela contatou seus antigos colegas, mas o único que se lembrou dele foi o Hulk. Quando o Vácuo retornava para Manhattan, as peças começaram a se encaixar e os antigos amigos do Sentinelas se uniram para defender ele e a cidade. Se lembrando da natureza dupla dos poderes de Robert, o Sentinela e Reed Richards reativam a Torre de Vigilância, dissipando o Vácuo e fazendo o mundo esquecer do Sentinela uma vez mais.

Poderes
Fisiologia Quimicamente Melhorada: Os poderes e habilidades do Sentinela derivam de uma versão especial do Soro do Super-Soldado, o qual foi teve sua potência aumentada milhares de vezes e alterada tornando-a muito mais potente. O soro experimental criou uma deslocamento de fase em suas moléculas, fazendo com que o Sentinela se tornar-se parcialmente fora de sincronia com a realidade normal. O soro induz uma reação fotossintética, resultando em um hiper-estado de consciência. Seus poderes parecem ter base na manipulação da realidade. Embora a maior parte de seus poderes e seus limites ainda sejam desconhecidos, o Sentinela foi dito ter o poder de um milhão de sóis explodindo, e ele tem demonstrado várias habilidades semelhantes possuídas pelo Superman. Ele é tão poderosa que a Miss Marvel Sombria teorizou na frente de Norman Osborn que o que aconteceu depois da Feiticeira Escarlate sofrer um colapso não seria nada comparado ao que o Sentinela iria fazer. A força do Sentinela varia muito de acordo com suas aparições, e isso depende de sua instabilidade mental. O Homem-Aranha em um ponto casualmente comentou que uma vez ele empatou com Galactus. Isso foi mencionado novamente pelo X-Man que ele e o Sentinela juntos lutaram contra Galactus. Também foi confirmado em um guia da Marvel que o Sentinela enfrentou Galactus. Ele foi declarado como uma Ameaça de Nível Ômega pelo Senhor Fantástico, e a inteligência de Nick Fury o classificou como Nível de Poder 10+.

Manipulação Molecular: Após um confronto com o Homem-Molecular, Robert descobriu que ele possuia poderes de manipulação molecular, os quais ele usou para reverter a si mesmo do líquido em que o Homem-Molecular havia o transformado. A extensão desses poderes ainda não são conhecidas, mas ele foi capaz de derrotar o Homem-Molecular. No entanto deve-se notar que, ao contrário do Homem-Molecular, o Sentinela tem pouco controle de seus poderes. Sendo que o Vácuo e o Sentinela são essencialmente a mesma pessoa com personalidades diferentes, a própria metamorfose do Vácuo pode ser um resultado da manipulação molecular do Sentinela. Além disso, a habilidade de manipulação molecular de Reynold teoricamente lhe daria potenciais habilidades de cura regenerativa, apesar de sua invulnerabilidade e durabilidade extraordinária. Foi teorizado que a grande maioria de seus poderes são derivados de sua capacidade de alterar a matéria e energia, e que ele poderia simular praticamente qualquer super-poder com prática e controle suficiente. Ele parece fazer isso inconscientemente como Vácuo, quando ele muda de forma e de poderes. Também é possível que ele tenha escapado de ser desintegrado por Morgan Le Fay, devido a esse poder. Desde que perdeu sua agorafobia, e portanto ganhando controle total sobre seus poderes (em Os Fabulosos Vingadores), ele tem sido capaz de utilizar seus poderes de manipular moléculas para criar Golems de areia, capazes de derrotar a Vespa em seu tamanho máximo. Ele também pode usá-los para parar o Mjolnir que havia sito atirado em velocidade máxima contra ele por Thor.

Força Super-Humana: A força do Sentinela varia muito e depende da sua estabilidade mental. O Sentinela possui vasta força sobre-humana, concedendo-lhe a capacidade de facilmente levantar (pressionar) muito acima de 100 toneladas. Ele é um dos seres mais fortes do Universo. Ele demonstrou várias façanhas surpreendentes de força durante sua carreira, incluindo facilmente levantar pesos enormes, rasgar o Carnificina em dois, tomar o machado cósmico de Terrax e o quebrar com as próprias mãos, levantar um navio de cruzeiro sem esforço, e liberando todo seu poder foi capaz de sobrecarregar o Homem Absorvente(shauushahs que nome louco). O Vácuo foi ainda capaz de quebrar os membros do Hulk com relativa facilidade, e o próprio Sentinela foi capaz de facilmente matar Ares por rasgá-lo ao meio. Ele também pode absorver a radiação solar para ganhar força adicional. O Sentinela ainda não demonstrou o máximo de sua força, mas ele mostrou ser capaz de rivalizar seres como o Hulk, embora isso dependa de seu estado mental. O Sentinela também demonstrou força física o suficiente para subjugar o Vácuo mais de uma vez com pura força quando ele estava relativamente estável, o que demonstra um alto nível de poder.

Velocidade Super-Humana: O Sentinela possui a habilidade de pensar, se mover e reagir a velocidades super-humanas. Ele já foi visto pegando projeteis no ar e também se movendo muito acima da velocidade supersônica. O Sentinela já demonstrou diversas vezes ser capaz de voar até o Sol em apenas alguns momentos (sendo que a luz leva cerca de 8 minutos). Isso mostra que sua velocidade durante viagens inter-estelares é várias vezes superior à velocidade da luz. Ele demonstrou recentemente a capacidade de viajar uma quantidade indistinguível de anos-luz em um curto espaço de tempo durante o voo. O voo do Sentinela foi descrito como sendo uma dobra do espaço e do tempo através da pura velocidade, e que a velocidade que ele estava voando era tão rápida, que estava desorientado Thor, com o subtítulo dizendo "O incrível processo desorienta Thor. Nem mesmo um Deus de Asgard é capaz de menosprezar tal velocidade".

Vigor Super-Humano: A musculatura melhorada do Sentinela é muito mais eficiente que a de um humano. Como resultado, sua musculatura não produx toxinas de fadiga. No entanto, o seu vigor varia muito, dependendo de seu estado mental.
Agilidade Super-Humana: O equilíbrio, a agilidade e a coordenação do corpo do Sentinela são melhoradas a níveis que estão além dos limites físicos naturais até mesmo dos melhores atletas humanos.

Reflexos Super-Humanos: O Sentinela pode reagir a velocidades super-humanas, excedendo por pouco a velocidade do Som. o Sentinela foi capaz de pegar um projétil de rifle de uma avançada arma Skrull.No passado, o Sentinela salvou Cornelius Worth de um tiro à queima-roupa na sua cabeça causado pelo Vácuo. Com ele provocando Sentinela, questionando se ele era "mais rápido do que uma bala". Quando Sentinela salvou o Dr. Cornelius, ele disse ao Vácuo que ele próprio sabia que ele conseguiria pegar a bala, pois o Vácuo sabia o quão rápido o Sentinela era.
Sentidos Super-Humanos: O Sentinela possui sentidos amplamente reforçados. Ele é capaz de ouvir quase qualquer som em qualquer decibel, tom e frequência. A única criatura na Terra que pode detectar sons nas frequências que ele pode é uma baleia azul (0.01-200,000 Hz). Ele demonstrou controle o suficiente para bloquear sons do ambiente para se concentrar em uma fonte/frequência específica (Ele demonstrou ser capaz de ouvir os batimentos cardíacos de uma borboleta na África). O alcance de sua visão também é muito maior do que a de um ser humano. Ele é capaz de detectar uma única pessoa a milhares de quilômetros no ar e acima do nível das nuvens. A extensão total das capacidades dos outros sentidos super-humanos de Robert é desconhecida.

Voo: O Sentinela possui a habilidade de voar por desafiar a gravidade, utilizando sua velocidade sua velocidade super-humana para voar acima da velocidade supersônica (acima de mach 10). Ele já demonstrou poder viajar até o Sol e voltar em apenas alguns momentos, o que exigiria que ele voasse a velocidades maiores do que a luz. E durante a invasão secreta dos Skrulls, ele voou para Saturno (cerca de 1.2 bilhões de quilômetros de distância) quase que instantaneamente, o que exigiria que ele se movesse em muitas vezes a velocidade da luz (o que ainda seria impossível nesse espaço-tempo) ou ter atravessado completamente o espaço, assim dando a impressão que ele se moveu mais rápido que a luz. Ele já afirmou ser capaz de viajar vária vezes a velocidade da luz. Uma explicação plausível é que o Sentinela usa seu controle absoluto sobre sua estrutura molecular para mitigar e/ou evitar que seu corpo de obter massa adicional enquanto ele se move/voa a uma velocidade muito maior do que a velocidade da luz, embora isso ainda tenha que ser provado ou mostrado. E também tem sido comentado que ele voa a velocidades que nem mesmo um deus Asgardiano poderia suportar ou rivalizar. O Sentinela também foi capaz de voar com tanta força que decapitou Andromeda.

Quase Invencibilidade: O Sentinela é, para todos os efeitos, quase completamente impermeável contra ferimentos, a menos que ele queira ser morto, ele não mostrou fraqueza direta. Ele foi visto sobreviver em condições atmosféricas extremamente adversas, incluindo o vácuo do espaço. Nick Fury afirmou que até agora a S.H.I.E.L.D. ainda tem que encontrar uma maneira de matá-lo, e até mesmo os escâneres do Homem de Ferro não encontraram fraquezas fisiológicas no corpo do Sentinela. Como todas as suas habilidades, sua durabilidade depende de seu estado mental, ele pode ir de imune a personagens de Classe 100, mas assim que ele deseja morrer, ele pode ser morto em um instante, notavelmente no Cerco, aonde ele pediu para que Thor o matasse. Ele também foi ferido quando pediu que o Hulk o socasse durante a conquista de Manhattan pelo Golias Esmeralda, para prevenir que ele destruísse todos na Terra.

Fotocinese: Acreditasse que o Sentinela também possui a habilidade super-humana de gerar, controlar e emitir luz. Essa habilidade para produzir construtos de luz-dura talvez seja similar aos da Cristal, pois foi revelado que o Vácuo é apenas uma expressão da sua personalidade reprimida, sendo assim sua criação. Ele também usou isso para bloquear uma rajada de energia de Terrax.

Projeção de Luz: Tendo controle absoluto sobre a luz que ele produz, ele pode controlar sua direção, frequência (cor), amplitude (intensidade), e duração. O Sentinela pode produzir inúmeros efeitos com a luz que ele manipula. Ele pode simplesmente fazer com que uma luz brilhe por todo o seu corpo. Ele pode criar um pulso de luz da ordem de várias dezenas de milhares de lúmens de poder por segundo (o sol produz no máximo 10.000 lúmens de claridade ao meio-dia), o qual temporariamente cega as pessoas com o seu brilho. Essa habilidade provou ser capaz de acalmar o Hulk.

Rajadas de Energia: O Sentinela pode gerar luz, calor, força cinética e outras formas de energia como poderosas rajadas e explosões de cores amarelas. Essas rajadas normalmente são geradas de suas mãos ou olhos. O poder máximo dessas rajadas é desconhecido. Elas anteriormente se mostraram capaz de queimar a pele do Hulk e nivelar blocos inteiros de cidades. Ele também demonstrou a capacidade de emitir rajadas omnidirecionais que foram capazes de eliminar um grande grupo de soldados de Andromeda.

Habilidades Psíquicas: O Sentinela possui poderosos poderes psíquicos e mentais usados principalmente para manter sua forma física unida, embora ainda não se saiba se o Sentinela possa os usar do mesmo modo que o Professor X e outros psíquicos usam os seus. As únicas habilidades psíquicas que ele demonstrou até agora foi implantar suas memórias dentro da mente de Paul Jenkins. O Sentinela foi capaz de se apagar das memórias de todos os seres do planeta, com a ajuda de CLOC, Doutor Estranho e Reed Richards.

Fator de Cura Regenerativo: O Sentinela pode se curar de praticamente qualquer ferimento. Duas vezes ele já retornou após ser molecularmente dispersado, durante suas lutas contra o Homem-Molecular e Morgan le Fay.

Ressurreição: O Sentinela parece ser capaz de trazer os mortos de volta a vida quando está sobrecarregado de energia!

Inteligência de Gênio: Robert é muito inteligente. Ele é capaz de usar seus poderes para detectar todas as substâncias em um objeto e então determinar o quanto de cada substância compõem o objeto. Ele é perito em mecânica, arquitetura, máquinas, rastreamento de fontes de energia, cibernética, robótica e ciência da computação. Ele usou sua grande inteligência para construir sua Torre de Vigilância, bem como tudo dentro dela. Já que ele nunca foi muito rico, é provável que ele tenha recuperado todas as substâncias necessárias para a construção de sua Torre de Vigilância de muitas áreas diferentes da Terra ou (talvez) de outros planetas também. Uma vez que ele coletou as quantidades corretas de diferentes substâncias que necessitava, ele então as forjou em materiais e tecnologia que precisava. Suas outras invenções incluem CLOC e a Torre de Vigilância.

Nível de Força
Classe 100+; o Sentinela possui força super-humana permitindo que ele levante bem mais de 100 toneladas com facilidade. Ele foi capaz de empatar com uma das versões mais poderosas do Hulk enquanto estava enfraquecido por sua Agorafobia, destruir os escudos do Doutor Destino e até mesmo conter um Cubo Cósmico por um tempo, antes que ele se teletransportasse. A Marvel nomeou O Sentinela como o super-herói mais poderoso do mundo em algum momento.

Fraquezas
Devido a sua condição, Robert sofre de muitas fraquezas:

Ataque Psíquico: O Sentinela possui uma psique frágil e é facilmente suscetível a manipulações mentais.

A Zona Negativa: O Sentinela fica em seu estado mais fraco na Zona Negativa. Seus poderes e saúde se deteriorariam gradualmente quanto mais tempo ele fica dentro da própria zona e pior ainda, os poderes de sua contraparte/nêmesis, O Vácuo, aumentam para o máximo.

Habilidade de Combate Média e Falta de Controle: Para uma pessoas sem nenhum treinamento em combate, Robert deve ser considerado no mínimo um combatente mediano, tendo sido capaz de desviar de um soco do Thor de perto e então revidar com um soco no queixo contra um inimigo experiente em combate, prova que pelo menos ele possui um certo nível de habilidades. No entanto, em comparação com Peritos em Combate, ele ainda está muito aquém. Essa fraqueza já foi explorada por Hércules. Ele também não parece ter controle completo sobre todas as suas habilidades, já que ele nem mesmo sabia ser capaz de Controle Molecular até sua batalha contra o Homem-Molecular e ficou realmente chocado após conseguir reviver sua esposa dos mortos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitão Caverna

Prince of Persia (2008): Ghosts of the Past

Tekken (Saga) Parte #3