Critica Hereditary (Enredo com spoilers)
Fala geeks voltando com o nosso blog, e como foi na enquete vocês pediram que alguns assuntos fossem, aprofundados aqui, e hoje trago a vocês o enredo com spoilers e a analise do filme Hereditário, que para mim é um dos melhores do gênero deste ano, então geeks o texto é longo pegue uma pipoca, apague as luzes e só vem.
Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
O filme mostra já desde o início uma tensão muito grande, a atuação de Toni Collette (Annie) é muito boa, e ela expressa muito bem o que esta sentindo, o que no momento do funeral de sua mãe é um mix de sentimentos bagunçados, que ela não consegue descrever, e você sente o peso e culpa sobre ela. A tensão das cenas, e de como a câmera aborda as cenas, revela algum tipo de ambiente vigiado, controlado, manipulado, colocando algumas cenas em perspectiva a miniaturas, que é o hobbie de Annie, como se eles fossem apenas bonecos em algo maior. Essa visão claro só e mais bem percebida em uma segunda apreciação do filme onde você consegue perceber detalhes e minúcias que não entregam, mas te explicam o final.
Voltando as cenas apos o funeral, vemos a pequena Charlie que é uma menina com algum tipo de distúrbio aparentemente, que tem comportamentos bem estranhos, como montar bonecos com coisas aleatórias, e cortar a cabeça de um pombo morto com uma tesoura e colocar no bolso para levar pra casa. A principio se pensa que ela é a protagonista, bom pelo menos no primeiro ato do filme sim.
Seu irmão Peter e seu pai Steve, são pessoas comuns e estão ali para ajudar a todos a tentar se organizar apos a morte de matriarca, mas Annie se afasta e tenta participar de um grupo de apoio a pessoas que perdem entes queridos. Esse primeiro ato serve apenas para gerar tensão e apresentar os personagens, quem consegue passar por ele tem uma das melhores experiências que poderá ter com filmes de terror nesses últimos anos.
Em uma tarde Annie trabalha com suas miniaturas, quando Peter vem lhe pedir um dos carros da família para ir a uma festa de escola, um churrasco ele diz, ela pergunta se ele ira beber ele diz que não, e ela o indaga se ele ira levar a sua irmã, ele disse que queria saber se ela iria querer ir, a diferença de idade deles é de uns três anos, Charlie tem 13 e Peter aparenta ter 16.
Enquanto ele sai à procura da irmã para pergunta-la se ela quer ir, em outra cena Charlie que esta em sua casa na arvore no quintal, vê uma luz azulada como uma onda passando por ela e apontando para fora, ela olha e desce seguindo essa luz, o que a leva a um caminho, que contem pegadas como se alguém já tivesse andado por lá antes, e ela vê o que se parece com sua avó sentada nua no mato com chamas em sua frente, nesse meio tempo Annie a pega pelo braço e a diz para não andar descalça que ela poderia ficar doente.
Charlie tem aparência desleixada, usa roupas masculinas, gostos peculiares e faz um som com a boca parecido com um estalo, como um toc. As duas chegam a casa, e Annie diz que ela ira na festa com seu irmão, de inicio ela diz que não, mas a mãe dela insiste e eles vão a tal festa. Chegando lá Peter se encontra com amigos, e visualiza a garota da escola a qual ele gosta, chega nela e diz que tem maconha e ela diz que tem um narguilé em um quarto, Charlie o acompanha e ele diz pra ela esperar no andar de baixo, ela se nega e ele mostra a ela bolo de chocolate, ela se nega de inicio, mas ele a incentiva a pegar e comer, porem ela tem uma grave alergia a nozes, e o bolo esta repleto delas.
Enquanto isso no quarto os garotos fumam e se divertem, quando Charlie chama Peter e diz que não consegue respirar, e ai meus amigos as cenas a seguir são de cair o c# das calças. Peter pega Charlie e rapidamente a coloca no carro e dirige loucamente, à noite chapado pela estrada escura para leva-la ao hospital mais próximo, ela sem conseguir respirar se debatendo no banco de trás, abre uma das janelas e coloca a cabeça para fora, Peter se vira para trás e não se dá conta que tem um animal caído na estrada e joga o carro para o acostamento, que tem um poste onde Charlie bate com a cabeça, e a cabeça da menina é ARRANCADA fora.
Peter não consegue nem olhar direito, apenas da uma olhada no espelho retrovisor e vê corpo de sua irmã decapitado e volta à visão para a estrada, ele fica em estado de choque e o que ele consegue fazer é dirigir lentamente ate em casa, para o carro desce entra e vai se deitar, porém não dorme, a cena mostra o dia clareando, e a mãe dele dizendo que vai ao mercado de carro, quando ao fundo ouvimos os gritos de Annie ao ver o corpo putrefato de sua filha decapitado no banco de trás do carro.
As cenas a seguir mostram o desmantelamento de uma família, Aniie não consegue mais dormir, se afasta cada vez mais da família, Peter fica um adolescente vegetativo e Steve não tem muito que fazer e é o mais racional da casa neste momento.
Annie volta ao grupo de apoio e chegando lá ela decide voltar, e nisso Jhoan para ela e diz que a viu no grupo há um tempo, e que ela deveria entrar, Annie se recusa alegando que sua filha tinha acabado de morrer, e Jhoan diz que também perdeu seu filho e um neto, e a entrega um numero para caso ela queira conversar.
Os acontecimentos sobrenaturais até aí ainda estão meio que subjetivos, mas o clima de tensão é muito forte nesse ponto da trama, e você não consegue se desgrudar da tela, Annie cada vez mais psicótica e depressiva, vai ate o mercado e no estacionamento encontra Jhoan que esta muito feliz, ela estranha e pergunta o porquê, Jhoan a diz que foi a uma sessão espirita e que uma médium fez contato com seu neto e ela ouviu a voz dele, Annie ri e age com descrença, mas Jhoan é incisiva e diz que foram cientistas e psicólogos céticos e saíram de lá acreditando, e que ela havia aprendido a fazer a conjuração, o que é muito estranho ela ter aprendido em tão pouco tempo, mas sua imersão no filme ate ali te fazer passar por isso e continuar, ela convida Annie para ir a sua casa e presenciar tal feito.
Chegando lá Annie vê um carpete no chão que lembra muito os que a mãe dela bordava o que já gera uma desconfiança, elas começam o rito e coisas se mechem e o garoto responde perguntas mexendo o copo e escreve em uma lousa que seria dele, Annie pede para parar e Jhoan para, mas da a ela um papel com símbolos e coisas escritas e uma vela e diz para ela tentar fazer sozinha. Mais tarde em casa Annie acorda de madrugada e diz as palavras vai ate o quarto de Peter o acorda pedes desculpas por acontecimentos anteriores, e pede para ele descer e pede a Steve fazer o mesmo, na sala ela tenta, e a principio parece dar errado, mas logo Charlie se manifesta e coisas se quebram, até o momento em que Annie incorpora Charlie, que diz que esta assustada e que quer a mãe dela, Peter chora e pede para a mãe dele parar, Steve pega um copo de agua joga em seu rosto e ela acorda, não se lembrando de nada.
Os acontecimentos a seguir mostram uma força do mal dominando cada vez mais os integrantes da família, Peter na escola começa a ter visões e em certo momento ele é controlado pela entidade, que o faz bater com o rosto contra a mesa quebrando seu nariz.
Enquanto isso Annie olha nas coisas de sua mãe e vê os mesmos carpetes que viu na casa de Jhoan, vê um álbum de fotos e lá vê Jhoan em varias fotos com sua mãe, o que não foi dito a ela que as duas se conheciam, ela vai ate a casa de Jhoan e bate a porta, mas não e a tendida e a cena mostra a casa de Jhoan por dentro, cheia de símbolos e marcações no chão, velas e uma foto de Peter no centro de uma marcação com os olhos perfurados, ela volta para casa e vai vasculhar mais, resolve subir no sótão, e saem muitas moscas de lá, ela sobe e o que ela vê é assustador, ela vê um corpo que aparenta ser o de sua mãe, em um triangulo desenhado no chão com um símbolo escrito na parede logo acima com sangue e sua mãe esta sem cabeça.
Apos isso, Steve chega a casa com Peter desacordado no carro, e eles o colocam na cama, Annie tenta explicar a Steve o que esta acontecendo mãe ele é cético quanto aos argumentos de Annie, ela pede para ele ir ao sótão, descrente ele vai, e se ouve um grito de susto dele, ele diz a ela que devem chamar a policia Annie diz que não que a polícia não pode ajuda-los, Steve discorda, e eles vão para a sala Annie da a Steve um caderno que era de Charlie e diz que ele deve queimar, pois ela já havia tentado, e seu braço começou a pegar fogo, Steve se recusa a ajudar e continuar nessa loucura, Annie pega o caderno da mão dele e atira no fogo, assim que o caderno entra em chamas, Steve queima por completo junto com o caderno, a mesma luz azul ressoa parando o ponto em Annie que fica paralisada e muda completamente a sua fisionomia.
A cena é cortada para Peter em sua cama, acorda desorientado e as referencias a filmes como O EXORCISTA, o CHAMADO entre outros é muito clara, Annie esta no teto como uma aranha observando Peter, que vê sua irmã no canto do quarto e quando ele a olha a sua cabeça cai e uma bola rola em sua direção, nesse momento ele percebe uma presença e olha para a parede, e Annie sai andando em uma velocidade absurda pela parede.
Ele se levanta e sai à procura pela casa, chegando à sala vê seu pai queimado na sala, e a cena mostra Annie na parede logo a cima, nisso a cena corta e Peter olha para uma porta e vê um homem nu pálido olhando para ele, quando ele se vira Annie corre atrás de Peter e ele se esconde no sótão, Annie bate com a cabeça na porta do sótão inúmeras vezes, (lembrando que ela esta de cabeça para baixo como uma aranha no teto bizarro), ele chora e pede para que ela pare, quando ele olha para trás onde o corpo de sua avo estava, esta vazio, e como um altar, com velas e símbolos, ele ouve um barulho de algo serrando, e quando olha para o teto, sua mãe esta serrando a própria cabeça, quando ela cai ele se vira e vê Johan nua e pálida e mais três pessoas, ele pula a janela e cai estirado no chão, a onda de energia azul, centraliza nele, ele se levanta e vê o corpo de sua mãe flutuando e entrando na casa da arvore, ele vai a te lá e quando entra vê, um imagem com a cabeça de Charlie, com uma coroa de espinhos, zombando a imagem de Jesus, e o corpo de sua mãe e sua a vó sem cabeça reverenciando a estatua, e outras pessoas, uma mulher que aparenta ser Jhoan, diz que ele é Paimon um dos oito reis do inferno, e que ele agora estaria em um corpo adequado, ele vê a foto de sua avo ao centro como se ela fosse à líder do grupo, a mulher coloca a coroa na cabeça de Peter, agora Paimon, e os corpos de Annie e a avo de Peter estão o reverenciando, e assim termina o longa.
Bom geeks esse foi o enredo e tudo que acontece no filme, o filme tem excelentes cenas de terror, mas é um pouco arrastado no inicio, o que faz muita gente largar o filme no inicio, mas apos os primeiros grandes acontecimentos você se vê preso à trama e quer saber o final, você vê a família se deteriorando, e os acontecimentos crescentes, e em uma segunda olhada no filme você percebe nuances e detalhes que não tinha percebido como o símbolo de Paimon em outros lugares, como no poste onde Charlie perdeu a cabeça, as pessoas aleatórias que estão sempre sorrindo e acenando, e o porquê da menina se vestir como um menino e ser estranha, pois desde o seu nascimento o espirito de Paimon, que deveria ter sido cultivado em Peter, mas Annie não havia a deixado
chegar perto do filho, e Charlie desde pequena já foi criada pela avó, e você com isso conecta os pontos, e vê que Paimon esta na mitologia, e percebe também que a decapitação e a forma que Paimon passa de um corpo para o outro, e assim você percebe tudo e liga os fatos, e o filme se torna interessante, e assistirem mais de uma vez, eu recomendo muito, em minha opinião 9\10, pelo primeiro ato ser arrastado, só continuei, pois estava no hype e amo o gênero.
Comentários
Postar um comentário